27 / 07 / 2025 - 16h55
MDB articula compensação para Themístocles Filho em 2026

 

A permanência de Themístocles Filho (MDB) na vice-governadoria do Piauí voltou ao centro das articulações políticas, com discussões sobre uma possível compensação ao emedebista em 2026. Embora o vice-governador mantenha silêncio e não tenha manifestado publicamente insatisfação, tem tido conversas com o governador Rafael Fonteles (PT).

O GP1 apurou que lideranças do MDB têm voltado a pleitear por reuniões com o governador Rafael Fonteles para garantir a manutenção do atual espaço ocupado por Themístocles na estrutura de poder estadual. Em paralelo, outras três possibilidades foram colocadas à mesa para compensar o emedebista.

Uma das possibilidades cogitadas para o futuro político de Themístocles é um eventual retorno à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), onde ele já presidiu a Casa por diversas legislaturas. Contudo, essa hipótese enfrenta pelo menos três obstáculos: o atual presidente Severo Eulálio (MDB) que articula sua reeleição, o Partido dos Trabalhadores que tende a conquistar a maior bancada em 2026, e a cadeira que poderia ser ocupada já está nas mãos do deputado estadual Felipe Sampaio, aliado do grupo e filho de Themístocles. Outra alternativa em discussão é a nomeação de Themístocles Filho para chefiar uma secretaria com peso político em um possível segundo mandato do governador Rafael Fonteles. A ideia é manter o emedebista em posição de destaque no cenário político estadual, mesmo fora da vice-governadoria, consolidando sua relevância dentro da base governista.

Além dessas hipóteses, também circula a possibilidade de que uma vaga para o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) fique sob indicação de Themístocles. Para que isso ocorra, seria necessário que o conselheiro Kleber Eulálio antecipasse sua aposentadoria. Kleber, pai do deputado Severo Eulálio,completa 71 anos em 2025 e, com sua saída, abriria espaço para uma nova composição na Corte, o que permitiria ao MDB negociar a vaga. Caso a indicação de Themístocles ao TCE se confirme, a prefeita de Esperantina, Ivanária Sampaio, que está no segundo mandato, também é apontada como possível nome para a vaga de conselheira.

Fonte:GP1

Publicidade