Desde domingo no Piauí, a atriz Camila Pitanga faz uma rota turística que foi defendida pela arqueóloga Niède Guidon, que morreu mês passado. A pesquisadora que revolucionou a teoria do povoamento nas Américas, incentivava que o turista ao chegar na região tivesse uma experiência de conexão entre os Parques Serra das Confusões e Serra da Capivara com uma só rota. Camila Pitanga refaz o roteiro dos dois parques e ao visitar o Museu da Natureza classificou como “experiência extraordinária”.
“É uma experiência extraordinária de visitar o Museu da Natureza que honra o legado de Niède Guidon, essa mulher fantástica que trouxe não só uma revolução nessa cidade, na comunidade, na ciência, deixa um legado de uma vastidão imensa, como a Serra da Capivara”, disse em um vídeo que postou em sua rede social.
Ela disse que a visita ao Parque Serra da Capivara e aos Museus da Natureza e do Homem Americano é imperdível e é para todas as idades.
Camila Pitanga já esteve no Parque Nacional Serra da Capivara em uma apresentação inédita do palco da Pedra Furada. Em 2013, a atriz, que é embaixadora Nacional da ONU Mulheres, trouxe a peça "O Duelo" no palco da Pedra Furada. A peça foi inspirada em uma obra do escritor russo Anton Tchekhov e teve apresentações gratuitas para o público. A atriz e a produção da peça realizaram ensaios no local, e a iniciativa teve apoio da Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano).
A chefe do Parque Nacional Serra da Capivara, Marrian Rodrigues, ressaltou que a rota com conexão aos dois parques existe e que será mais incentivada.
“É o turista passando mais tempo na região, conhecendo os dois parques (Confusões e Serra da Capivara) pelo corredor ecológico, que é um sonho da doutora Niède, que lutou pela criação do corredor”, disse Marrian Rodrigues.
Fonte:Cidadeverde.com