17 / 07 / 2025 - 20h21
Donald Trump envia carta a Bolsonaro e diz que "julgamento precisa parar imediatamente"

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, divulgou na noite desta quinta-feira (17) uma carta endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em que afirma que o aliado é alvo de "ataques" por parte de um "sistema injusto" no Brasil. “Este julgamento precisa parar imediatamente”, escreveu Trump, referindo-se à ação penal em que Bolsonaro é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em um suposto plano de golpe para reverter o resultado das eleições de 2022.

A mensagem foi publicada na Truth Social, rede social controlada pelo conglomerado do próprio Trump, e compartilhada pelo ex-presidente Bolsonaro no Instagram e X.

No texto, o presidente americano diz estar “muito preocupado” com o que considera ataques à liberdade de expressão “tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, os quais, segundo ele, partem do governo atual. Trump também voltou a criticar decisões do STF que determinaram a remoção de conteúdos e o bloqueio de perfis em redes sociais, no contexto de investigações envolvendo Bolsonaro e seus aliados.

Veja o texto na íntegra

 

Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo das mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento precisa parar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país. Compartilho do seu compromisso em ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do atual governo. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. Minha sincera esperança que o governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando de perto."

Fonte:GP1

Publicidade