O governador Rafael Fonteles (PT), mesmo evitando tratar publicamente sobre as eleições de 2026, já vai entrar em campo para articular apoio total da base aliada em torno de Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD), na disputa pelas duas vagas ao Senado contra o senador Ciro Nogueira. Ao ser questionado, nesta semana, sobre a estratégia para garantir o voto de todos os aliados nos dois nomes governistas da chapa majoritária, o governador pontuou que vai articular com todo o time de partidos aliados, incluindo deputados e prefeitos, para que os apoios sigam para a reeleição de Marcelo Castro e para eleição de Júlio César.
“Vamos tratar da eleição propriamente no ano que vem, mas é claro que nós vamos lutar com todo o nosso time, baseando-nos nas experiências do próprio ministro Wellington, o grande articulador político do nosso time e vitorioso, para garantir que esse projeto que está dando certo com esse time continue prosperando aqui no estado do Piauí para o bem do nosso povo”, declarou Rafael.
Como antecipado pelo GP1, o nome de Júlio César foi totalmente confirmado na chapa majoritária do governador Rafael Fonteles em 2026 para disputa rumo ao Senado Federal.
Chapa majoritária
Além disso, a conjuntura envolve o senador Marcelo Castro indo para reeleição e o PT tendo direito a indicação da vaga de vice. Na última sexta-feira, 11 de julho, a confirmação definitiva da participação na chapa majoritária foi dada quando o Júlio César lançou sua pré-candidatura ao Senado em evento na capital que contou com a presença do governador Rafael Fonteles (PT) e do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além do ministro Wellington Dias.
Fonte:GP1